Em primeiro lugar, quero desejar a vocês um 2012 repleto de alegrias !!! Quero agradecer também a todos os meus seguidores e futuros seguidores ao apoio que vocês têm me dado !! Espero que continuem acompanhando as atualizações e espero a participação de vocês também!!!
Agora vaaaamos ao que interessa \o/
“Ano Novo, Vida Nova!!!!!” É pessoal, acho que essa é a frase mais falada em toda a História da humanidade! Rs... Mas e você, o que faz para que realmente essa frase faça valer a pena?
Como nutricionista, vou puxar a sardinha para a minha área, então vamos começar nosso bate-papo básico, mas que com certeza pode trazer muitos benefícios para sua saúde!
Alguém já ouviu falar no “Guia Alimentar para a População Brasileira” ? Pois é...este é o guia oficial que define as diretrizes alimentares para serem utilizadas na orientação de escolhas mais saudáveis de alimentos, esse guia encontra-se disponível no site do Ministério da Saúde, mas se você tiver curiosidade em conhece-lo, basta clicar no link: http://nutricao.saude.gov.br/guia_conheca.php
Como todos já sabem, porém muitas vezes não praticamos, uma alternativa de ação para a alimentação mais saudável e deixar um pouco de lado o consumo de alimentos pouco saudáveis para aqueles mais saudáveis, sempre respeitando a cultura das população e/ou comunidades. Proibições ou imposições devem ser evitadas, exceto em casos no qual a pessoa seja portadora de alguma doença ou distúrbio nutricional específico, como é o caso da “Intolerância a lactose” ou da “Doença celíaca” (aquela na qual a pessoa não pode consumir alimentos que contenham glúten, substância encontrada principalmente no trigo, na aveia, no centeio e na cevada).
A formação de novos hábitos alimentares é um processo gradual que deve ser iniciado preferencialmente durante a infância. De acordo com o Guia Alimentar, todos os grupos de alimentos devem compor uma dieta diária, em outras palavras, a alimentação saudável é aquela composta de água, carboidratos (pão, cereais, tubérculos), proteínas (carnes, peixes, ovo, leite, combinação de leguminosas e cereais – no caso dos vegetarianos), lipídios ou gorduras (óleos, nozes e castanhas), vitaminas, fibras e minerais (frutas, legumes), que, nas quantidades adequadas, são itens indispensáveis para o funcionamento do organismo.
Além da adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, outro elemento essencial para a manutenção do nosso organismo é a prática de atividades físicas, pois desta forma ocorre o equilíbrio entre a ingestão e o gasto calórico evitando assim o tão indesejado ganho de peso!
è A Pirâmide Alimentar:

Fonte: Banco de Saúde
1. Atividades físicas!
2. Frutas e verduras: fontes de fibras, minerais e vitaminas / Gorduras: monoinsaturada e poli-insaturada (aquela proveniente do azeite de oliva, peixes, castanhas e nozes) / Carboidratos: preferencialmente escolha os alimentos integrais.
3. Proteínas: são importantíssimas na dieta, porém escolha as fontes de proteínas mais saudáveis, ou seja, aquela com menor quantidade de gordura saturada, em outras palavras, a gordura encontrada naquela picanhazinha!
4. Leite e derivados: O consumo deve ser moderado devido a quantidade de gosrdura saturada que vem junto desses alimentos. Dê preferência ao leite desnatados, assim como iogurtes desnatados.
5. Os grandes vilões: Alimentos ricos em gordura trans (aqueles que contenham gordura vegetal hidrogenada, como é o caso de bolachas, margarinas, bombons, sorvetes...), Alimentos ricos em gordura saturada (carne vermelha, manteiga...), Alimentos ricos em carboidratos refinados (açúcar, massas e pães com farinha branca.
Casos tenham interesse, achei este link bem interessante: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,2991744,Piramide-alimentar-atualizada-prioriza-alimentos-integrais-e-exercicios-fisicos.html
Fonte: ClicRBS
Lembre-se que mesmo sendo considerados grandes vilões, você não é obrigado a eliminá-los da sua vida, a menos que, como dito anteriormente, você tenha alguma doença ou distúrbio nutricional que necessite de orientação especial!
Deixe esses alimentos considerados “do mal” (porém gostosos!) para ocasiões especiais ou mesmo para finais de semana. Mesmo assim não vale levar um hábito saudável durante 5 dias da semana e no final de semana você se atracar com um bolo inteiro ou uma caixa de chocolate!
Afinal, tudo em exagero faz mal!!!
Bibliografia utilizada neste post:
Ministério da Saúde - Guia Alimentar para a População Brasileira. Brasília, 2006 <http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/guia_alimentar_conteudo.pdf>
Banco de Saúde <http://www.bancodesaude.com.br/dieta/piramide-alimentar> Pirâmide Alimentar - atualizado em 11/01/10.
ClicRBS <http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,2991744,Piramide-alimentar-atualizada-prioriza-alimentos-integrais-e-exercicios-fisicos.html> 03/08/10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário